Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

NOTAS - Erro ao enviar e-mails

 

O Mistério da Porta 25.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) efetuou a recomendação do bloqueio da porta 25 do protocolo TCP, usada para envio de e-mails em Abril de 2009, aos poucos os grandes provedores e fornecedores de link aderiram a essa recomendação e logo essa porta estará "extinta".

 

A medida atinge quem costuma enviar e-mails com ajuda de programas como Outlook, Thunderbird ou IncrediMail.

 

Para continuar a enviar e-mails, essas pessoas terão de alterar a configuração dos programas, seguindo as recomendações do seu fornecedor da sua conta de e-mail.

 

Respaldo Internacional

A medida recomendada oficialmente pelo CGI.br se apoiou em decisões anteriores de outros organismos internacionais ligados ou não à gestão da internet.

 

Na justificativa o CGI.br considerou "o crescente abuso de computadores de usuários finais, possivelmente infectados ou mal configurados".

 

Muitos usuários desconhecem que seu computador esta infectado com códigos maliciosos e sendo utilizado como zumbi para envio de e-mails maliciosos com objetivo de infectarem outros computadores ou distribuírem propagandas sem o consentimento do usuário, os chamados SPAM.

 

Spam, o culpado

Sendo a principal razão para o bloqueio o combate aos spam tornou-se obrigatório pois ao barrar essa tática existe uma clara economia de banda. Atualmente o Brasil encontra-se em segundo lugar na lista de envio de spam com 12,28% dos spam mundiais, ficando atrás apenas da Índia com 15%.